Real Quinta das Necessidades – Tapada das Necessidades

Romantismo dentro de muros

12 26 novo maio

10:00 — 18:00

Tapada das Necessidades

* Visita livre

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Este é um jardim que está aberto diariamente e que pode ser visitado fora da programação do festival.

O jardim da Real Quinta das Necessidades, também conhecido como Tapada das Necessidades, corresponde à antiga cerca do Convento das Necessidades e é fruto de um projeto do séc. XVII, do rei D. João V. Ao longo destes quase 300 anos de existência, o espaço foi objeto de várias intervenções por ordem de vários monarcas, como D. Fernando, D. Pedro V (que mandou construir a estufa circular) e D. Carlos. É com este último rei que foi construído o Pavilhão, conhecido por Casa do Regalo, que servia de ateliê de pintura da rainha D. Amélia.

Traçado num estilo romântico, podemos encontrar no jardim lagos, tanques e vários elementos de estatuária, assim como belos exemplares de várias espécies de árvores, como lódão-bastardos (Celtis australis) e belas-sombras (Phytolacca dioica), uma pequena floresta de dragoeiros (Dracaena draco) e talvez, uma das mais belas coleções de agaves, aloés, figueiras-da-índia e yuccas existentes na cidade de Lisboa.

Atividades relacionadas

12 26

11:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada à Real Quinta das Necessidades

A Real Quinta das Necessidades representa um dos maiores e mais notáveis espaços verdes da cidade de Lisboa devido à sua singularidade histórica, artística, botânica e paisagística, ocupando uma área de cerca de 10 hectares.

Um convite para acompanhar uma visita guiada com início no moinho, construção mais antiga existente nos terrenos da Quinta, prolongando-se pela mata e jardim paisagista, com passagem pelos vários pólos que constituem o seu património edificado, hidráulico e paisagístico, terminando na entrada sul junto à portaria, com possibilidade de visita ao miradouro do Largo das Necessidades.


Orientador: Sofia Andrade e Conceição Candeias (dia 12); Teresa Camara e Helena Barros Gomes (dia 26)
Local: Tapada das Necessidades
Ponto de Encontro: junto ao moinho de vento (entrada pela porta norte na Rua do Borja)

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.