Estufa Fria de Lisboa

Uma joia de exotismo escondida no coração de Lisboa

Aberto no(s) dia(s):

17/18

10:00 — 17:00

Parque Eduardo VII

* Visita livre sujeita a limite de lotação

A vasta coleção de fetos e begónias, bananeiras e estrelícias, fetos arbóreos e palmeiras é um convite imersivo à exuberância de uma selva tropical.

Em 1885, com a abertura da Avenida da Liberdade, tornou-se necessário arranjar um espaço onde aclimatar as árvores e espécies antes de as transplantar para a nova artéria da cidade. Aproveitando a antiga cicatriz de uma pedreira de basalto, cuja a abundância de linhas de água levaram ao seu encerramento, foi ali criado um pequeno viveiro. Com a entrada no novo século e a atenção na Primeira Grande Guerra, as plantas estabeleceram-se, dando forma a um novo espaço verde. Em 1926 o arquiteto e pintor Raul Carapinha idealizou-o sob uma grande estufa e, em 1933, foi inaugurada a estrutura. Mais tarde, em 1978, foram inauguradas as Estufas Quente e Doce, aumentando a maravilhosa coleção de plantas trazidas de vários locais do mundo.

Para enriquecer a visita, o roteiro “A Estufa Fria de Lisboa pelos nossos pés” convida-o a seguir um percurso que vai sendo direcionado através de desafios que lhe são colocados junto de locais ou de espécies alvo de atenção especial. Este será disponibilizado gratuitamente aos participantes do Jardins Abertos.


Atividades relacionadas

17

15:00

Livestream Oficinas

Cosmética Biológica

c/ Organii

A filosofia por detrás da ação da loja Organii é contribuir assim para um consumidor mais informado, que prefira o melhor para o planeta, para as pessoas e animais que o habitam. Nesse sentido, todos os produtos são produzidos com base em ingredientes biológicos cultivados sem pesticidas e herbicidas, livres de químicos e produtos sintéticos. Uma atividade onde se vão discutir ideias sobre práticas sustentáveis e de zero waste, e onde se vai poder produzir um bálsamo com produtos naturais, para ajudar a aliviar a expetoração e a obstrução nasal.

Local: Centro de Interpretação da Estufa Fria, Parque Eduardo VII
Orientada por: Cátia Curica

Esta atividade não requer inscrição.

Esta atividade é presencial mas será simultaneamente transmitida em livestream, via Instagram @lisboagreencapital2020.

24

10:00

Livestream Oficinas

Hidroponia

c/ EcoCenter

Como se alimentam as plantas? Posso cultivar sem terra? Como posso montar um sistema? Vamos explorar os conceitos básicos dos cultivos sem terra, ideais para espaços urbanos, que culturas se podem fazer em casa e aprender na prática a montar e manter um cultivo sempre fresco! Uma oficina à medida para dar uma oportunidade à horta na varanda com que sempre sonhou.

Local: Centro de Interpretação da Estufa Fria, Parque Eduardo VII
Orientada por: Indira Andrade

Esta atividade é presencial mas será simultaneamente transmitida em livestream, via Instagram @lisboagreencapital2020.

Esta atividade não requer inscrição.

25

10:00

Oficinas

Guardiões de Sementes

[CANCELADO]

As sementes são promessa de nova vida. Resultantes da polinização entre flores, são a fonte de variabilidade genética das espécies, fundamental para garantir a sua sobrevivência e adaptabilidade num meio em mudança. Uma oficina para ensinar Guardiões de Sementes, envolvendo os participantes na selecção, recolha, limpeza e conservação de sementes, incentivando os hortelãos a utilizar as sementes que recolhe, anualmente. Partilhar práticas ancestrais para se salvaguardar o património agrícola vegetal.

Local: Centro de Interpretação da Estufa Fria, Parque Eduardo VII
Orientado por: Graça Ribeiro