Estufa Fria de Lisboa

Uma jóia de exotismo escondida no coração de Lisboa

Aberto no(s) dia(s):

18/19 25/26

10:00 — 18:00

Parque Eduardo VII

* Visita livre sujeita a limite de lotação

A vasta coleção de fetos e begónias, bananeiras e estrelícias, fetos arbóreos e palmeiras é um convite imersivo à exuberância de uma selva tropical.

Em 1885, com a abertura da Avenida da Liberdade, tornou-se necessário arranjar um espaço onde aclimatar as árvores e espécies antes de as transplantar para a nova artéria da cidade. Aproveitando a antiga cicatriz de uma pedreira de basalto, cuja abundância de linhas de água levou ao seu encerramento, foi ali criado um pequeno viveiro.

Com a entrada no novo século e a atenção na Primeira Grande Guerra, as plantas estabeleceram-se, dando forma a um novo espaço verde. Em 1926 o arquiteto e pintor Raul Carapinha idealizou-o sob uma grande estufa e, em 1933, foi inaugurada a estrutura. Mais tarde, em 1978, foram inauguradas as Estufas Quente e Doce, aumentando a maravilhosa coleção de plantas trazidas de vários locais do mundo.

Para enriquecer a visita, o roteiro “A Estufa Fria de Lisboa pelos nossos pés” convida-o a seguir um percurso que vai sendo direcionado através de desafios que lhe são colocados junto de locais ou de espécies alvo de atenção especial. Este será disponibilizado gratuitamente aos participantes do Jardins Abertos.

Atividades relacionadas

18

21:00

Coleções Youtube Virtual

Conversas nos Jardins — Ivo Meco

na Estufa Fria

Esta é uma coleção de vídeos com produção Jardins Abertos. Convidámos quatro apaixonados por jardins: um professor de biologia, uma especialista em plantas medicinais, uma professora de arquitetura paisagista e um guia de jardins para conversarem connosco num jardim à sua escolha. No primeiro episódio, apresentamos o Ivo Meco, autor do livro "Jardins de Lisboa", na Estufa Fria de Lisboa.

A edição virtual será composta por várias coleções de vídeos temáticos que serão disponibilizados ao longo dos dois fins de semana do festival através do nosso canal de YouTube.


Voltar