Sobre

O festival que abre os portões dos jardins da cidade de Lisboa.

A colaboração entre profissionais da jardinagem, paisagismo, cultura e sustentabilidade permitiu a organização de um festival em que os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa são abertos gratuitamente ao público.

A primeira edição decorreu em maio de 2017 em formato de percurso e com uma equipa muito reduzida. Foram recebidas mais de 3000 inscrições nas primeiras 48 horas para apenas 80 vagas.

Em 2018 deu-se início a uma coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e a proposta expandiu-se. O número de jardins aumentou para 23 e foram incluídas na programação atividades pedagógicas e culturais para todas as gerações. Foram contabilizados mais de 8000 participantes recebidos por uma equipa de 30 voluntários.

Em 2019 o projeto recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República e, com o apoio da CML, desdobrou-se em duas edições: primavera e outono. Crescendo naturalmente como uma floresta, o festival contou com mais de 25 000 participações nas duas estações.

Com a pandemia, as circunstâncias mudaram, mas a natureza não foi cancelada. Assim, inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, as edições Jardins Abertos 2020 aconteceram na primavera e no outono, ao longo de dois fins de semana consecutivos, em formato presencial e virtual e contaram com mais de 19 000 participações presenciais e mais de 200 000 participações virtuais. O ano de 2021, além da habitual Edição de Primavera, trouxe uma inédita Edição de Verão com programação noturna. Em conjunto, as duas edições contaram com cerca de 80 000 participações.

A 9.ª edição do festival Jardins Abertos aconteceu, como já é habitual, ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 21-22 e 28-29 de maio. A Edição de Primavera 2022 encerrou com uma festa no quiosque Beca Beca, no Parque Eduardo VII, no dia 29 de maio, domingo.

Venha descobrir os jardins de Lisboa!