Sobre
O festival que abre os portões dos jardins da cidade de Lisboa.
A colaboração entre profissionais da jardinagem, paisagismo, cultura e sustentabilidade permitiu a organização de um festival em que os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa são abertos gratuitamente ao público.
A primeira edição decorreu em maio de 2017 em formato de percurso e com uma equipa muito reduzida. Foram recebidas mais de 3000 inscrições nas primeiras 48 horas para apenas 80 vagas.
Em 2018 deu-se início a uma coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e a proposta expandiu-se. O número de jardins aumentou para 23 e foram incluídas na programação atividades pedagógicas e culturais para todas as gerações. Foram contabilizados mais de 8000 participantes recebidos por uma equipa de 30 voluntários.
Em 2019 o projeto recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República e, com o apoio da CML, desdobrou-se em duas edições: primavera e outono. Crescendo naturalmente como uma floresta, o festival contou com mais de 25 000 participações nas duas estações.
Com a pandemia, as circunstâncias mudaram, mas a natureza não foi cancelada. Assim, inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, as edições Jardins Abertos 2020 aconteceram na primavera e no outono, ao longo de dois fins de semana consecutivos, em formato presencial e virtual e contaram com mais de 19 000 participações presenciais e mais de 200 000 participações virtuais. O ano de 2021, além da habitual Edição de Primavera, trouxe uma inédita Edição de Verão com programação noturna. Em conjunto, as duas edições contaram com cerca de 28 000 participações.
No Outono de 2022, o festival Jardins Abertos chegou à 10.ª edição. Para celebrar, abrimos 10 novos jardins, revisitámos outros 10 em inéditas visitas guiadas com especialistas e, pela primeira vez, a nossa programação incluiu a apresentação de 10 objetos artísticos nos jardins. Em conjunto, as edições de primavera e outono contaram com cerca de 32 000 participações.
Venha descobrir os jardins de Lisboa!