Estufa Comunitária de Alvalade

Repensar a cidade, abrir portas ao futuro

26 maio

abre apenas para atividades

Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

* Acesso Restrito

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Este jardim abre apenas para atividades específicas da nossa programação, sendo impossível visitá-lo fora desse contexto.

“Do Céu Para a Mesa” é um projeto comunitário, criado no âmbito do programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, da Câmara Municipal de Lisboa, que surge com o intuito de promover a autossustentabilidade alimentar pela horticultura vertical para consumo das comunidades locais, com enfoque nos bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água, em Alvalade, ao mesmo tempo que se propõe potenciar as relações sociais e revitalizar o conceito de vizinhança.

O Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, posicionado entre estes dois bairros, surge como o lugar agregador da população local, por possibilitar uma vivência prática, consciente e reflexiva, apoiada na participação ativa na construção de um cenário partilhado de cidade.

O projeto procura explorar o potencial pedagógico deste modelo, fazendo com que a aproximação entre o processo de produção e os consumidores estimule o envolvimento na prática da agricultura – desde a escolha das sementes à seleção de guardiões – e nas questões prementes da soberania alimentar conduzindo assim, à auto-organização comunitária e à sua sustentabilidade ambiental e socioeconómica.

Uma horta vertical onde poderá encontrar alfaces das variedades romana e folha de carvalho roxa, acelgas, rúcula, manjericão, coentros e mizuna, uma variedade de couve originária da Ásia, entre outras.

Atividades relacionadas

26

11:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada à Estufa Comunitária de Alvalade

É no Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, posicionado entre os bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água, em Alvalade, que de desenvolve o projeto do “Do Céu para a Mesa”, projeto comunitário que promove a autossustentabilidade alimentar através da horticultura vertical.

O projeto procura explorar o potencial pedagógico da Estufa Comunitária, fazendo com que a aproximação entre o processo de produção e os consumidores estimule o envolvimento na prática da agricultura e nas questões prementes da soberania alimentar, conduzindo assim à auto-organização comunitária e à sua sustentabilidade ambiental e económica.

Uma visita à Estufa Comunitária de Alvalade para mostrar um lugar agregador da população local, que possibilita uma vivência prática, consciente e reflexiva, apoiada na participação ativa na construção de um cenário partilhado de cidade.


Orientador: equipa Upfarming
Local: Estufa Comunitária de Alvalade

Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.


26

15:00

Oficinas

Do Céu para a Mesa

É no Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, posicionado entre os bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água, em Alvalade, que de desenvolve o projeto do “Do Céu para a Mesa”, projeto comunitário que promove a autossustentabilidade alimentar através da horticultura vertical.

Uma oficina para explorar sistemas de agricultura urbana vertical onde os participantes vão aprender os benefícios e desafios da agricultura vertical, diferentes modelos de gestão e produção, a sua importância em contexto urbano, e como estes sistemas podem contribuir para um futuro mais sustentável.

Numa abordagem “mãos na terra”, os visitantes poderão preparar o solo e selecionar as variedades a cultivar e também colher, em que cada participante irá colher a sua própria salada para levar para casa, honrando o nome de origem do projeto: “Do Céu para a Mesa”.


Orientador: Tiago Sá Gomes
Local: Estufa Comunitária de Alvalade

Faixa Etária: maiores 3 anos
Lotação: 15 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.