Jardim do Caracol da Penha

Um Exercício de Cidadania

10 17 novo maio

10:00 — 18:00

Rua Marques da Silva 67

* Visita livre

* Acessível

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

O Jardim do Caracol da Penha é o resultado da vontade de milhares de cidadãos de Lisboa, que se organizaram em petição à Assembleia Municipal de Lisboa e posteriormente ganharam a edição de 2016 do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa. Em estreita colaboração com o Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha o projeto foi elaborado pela NPK Arquitectos Paisagistas Associados, gabinete de arquitetura selecionado pela CML, e pensado como um jardim com solidariedade intergeracional, para todas as idades e capacidades de mobilidade.

Possui zonas verdes protegidas e zonas de material poroso que podem ser pisadas em segurança por milhares de pessoas sem destruir o jardim: escorrega para crianças e adultos, uma pista de dança, um relvado sem cães, um anfiteatro, uma horta comunitária, praças para eventos culturais e pequenas feiras, um quiosque e uma esplanada. Um local perfeito para descansar e  usufruir do pôr do sol de Lisboa.

Atividades relacionadas

10 17

15:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Jardim do Caracol da Penha

Resultado de um exercício de Cidadania, este jardim nasceu de uma proposta de Orçamento Participativo, no sentido de acrescentar mais verde à cidade e de reunir cidadãos em torno de um espaço para vizinhos e visitantes poderem usufruir.

Uma visita guiada por este espaço que se desenvolve ao longo de três socalcos virados a poente, onde pode usufruir do pôr do sol de Lisboa e onde poderá descobrir um núcleo hortícola, uma área de bosque fresco, esplanada, camaranchão e parque infantil, entre outras.


Orientador: Helena Palma, José Veludo e Paulo Esperança

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 15 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.