Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta

Entre pavões, buxo e estatuária

4 10 17 24 maio

10:00 — 18:00

Campo Grande 245

* Visita livre

* Acessível

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Passando pelo edifício do Museu da Lisboa, instalado num antigo palácio de uma quinta de recreio datado do séc. XVIII, entra-se para o jardim do Palácio Pimenta.
Está dividido em três grandes zonas: à direita do caminho ladeado por tílias, o grande relvado, onde se exibem os pavões macho; à esquerda, o bosquete de ciprestes, sobreiros e grevíleas. Atravessando-o, passará pelo tanque com estátuas em estilo clássico e chegará ao Jardim Bordallo Pinheiro. Neste espaço, entre as sebes do jardim de buxo, poderá ser surpreendido pelos gigantescos bichos feitos em cerâmica, fruto do imaginário do artista.

Emblemática na sua forma e contorno, entre os canteiros de buxos encontrará uma acácia-do-japão (Sophora japonica var pendula), de ramos caídos.

Atividades relacionadas

4

11:00

Famílias

Imagina, Esmaga e Pinta

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII, através das suas obras de Arte, entre as quais, na forma de Pintura. Mas, de onde vem a tinta? Como é que o pintor Dirk Stoop, autor de um dos mais emblemáticos quadros do Museu, obteve as suas cores?

Esta oficina para famílias tem como ponto de partida a manufatura dos pigmentos na era pré-industrial. A partir de produtos naturais e acessíveis, explorando o potencial da terra, dos frutos e dos vegetais, pretende-se sensibilizar para a autossustentabilidade do meio natural, através da aprendizagem de técnicas simples de extração e aplicação de cores.


Orientador: Paula Ribeiro

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.


10

11:00

Visitas Guiadas

À Descoberta dos Polinizadores do Jardim

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII.

Pela mão da equipa Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, associação sem fins lucrativos com estatuto de Organização Não Governamental de Ambiente e de Utilidade Pública, um convite para descobrir a variedade de insetos polinizadores que vivem no jardim do Museu e a sua importância para o nosso futuro.


Orientador: Albano Soares
Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 120 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.
*Os participantes devem trazer vestuário e calçado  adequados. Recomendamos que tragam chapéu e garrafa de água.

10

15:00

Visitas Guiadas

Um Jardim Sustentável

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII. A perspetivar o Presente e o Futuro, conciliando sustentabilidade e inovação, os jardins do Museu de Lisboa participam no espaço urbano promovendo uma sociedade mais sustentável.

Uma visita para que, a partir do exemplo do sistema de compostagem – compostor e vermicompostor – instalado nos jardins do Palácio Pimenta, sejamos conduzidos a uma reflexão sobre os ciclos da natureza, a importância da preservação da biodiversidade dos ecossistemas naturais e a relevância da vegetação autóctone como alternativa ecológica.


Orientador: Ana Margarida Campos

Faixa Etária: maiores de 8
Lotação: 35 pessoas
Duração: 75 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

17

15:00

Famílias

Biodiversidade na Cidade

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados ao longo dos três últimos séculos para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu. O conjunto integra três zonas distintas: um jardim formal murado, uma mata e duas antigas zonas agrícolas, entretanto convertidas.

De caderno e lápis na mão, recolhendo testemunhos da natureza, exploraremos a variedade de formas, cores e texturas dos jardins do Palácio Pimenta. Nesta oficina, que tem por objetivo despertar a curiosidade e treinar a capacidade de observação, promovem-se valores fundamentais associados a uma consciencialização ambiental proactiva.


Orientador: Maria José Rodrigues

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 75 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.


24

11:00

Famílias

Aqui Há Minhocas!

Nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta habitam inúmeras plantas e animais, cada um com o seu papel neste ecossistema. Longe da nossa vista, escondidas no solo e sob os detritos vegetais, as minhocas transformam os resíduos vegetais alimentares em composto, fundamental para a comunidade vegetal e outros organismos do jardim.

Uma oficina para arregaçar as mangas e explorar o processo de compostagem, os agentes nela envolvidos e o seu papel no ciclo de vida dos jardins, numa visita que começa na estação de compostagem do Palácio Pimenta.


Orientador: Joana Proença

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 75 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.