Jardim Gulbenkian

Uma das joias dos jardins modernistas de Portugal e do mundo

24 25 maio

10:00 — 18:00

Avenida de Berna 45

* Visita livre

* Acessível

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Este é um jardim que está aberto diariamente e que pode ser visitado fora da programação do festival.

Construídos durante os anos 60 do séc. XX, nos terrenos do antigo Parque de Santa Gertrudes, os edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian estão fundidos com este belo jardim.

Desenhados pelos arquitetos paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto, o jardim desenvolve-se dentro, fora e sobre os edifícios, perdendo-se a noção de onde acaba um e começa outro, metáfora de uma das ideias base deste jardim: “um diálogo muito forte entre Homem e Natureza”.

As orlas e as clareiras constroem sucessivos cenários de luz e sombra que, ora escondem, ora revelam o traçado dos caminhos. Caminhos serpenteantes e caminhos traçados nas grandes lajes de cimento, convergem para o lago, onde o céu e a terra se encontram, numa ode à paisagem portuguesa.

Contrastando com o plano horizontal do espelho de água proporcionado pelo lago, encontrará belos exemplares arbóreos rasgando o céu, como os choupos-da-lombardia (Populus nigra var. italica).

Atividades relacionadas

24

11:00

Visitas Guiadas

Um Jardim de Biodiversidade

Distinto juntamente com o Edifício Sede como monumentos nacionais desde 2010, o Jardim Gulbenkian, construído na década de 60, segundo um projeto dos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles, é um dos jardins de Portugal que espelham de forma clara os princípios do desenho do jardim moderno. Concebido à imagem da paisagem e recriando ecossistemas naturais, o Jardim Gulbenkian é um lugar de diversidade.

Numa visita atenta, guiada por Ivo Meco, entre espontâneas e ornamentais, vamos descobrir muitas curiosidades botânicas e culturais sobre várias plantas que habitam o Jardim Gulbenkian.


Orientador: Ivo Meco

Ponto de Encontro: entrada do Edificio Sede
Faixa Etária: maiores de 16
Lotação: 25 pessoas

Duração: 90 min

Inscrição: entrada gratuita com levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 10 horas. (máximo de dois bilhetes por pessoa)

*Os participantes devem trazer vestuário e calçado  adequados. Recomendamos que tragam chapéu e garrafa de água.


25

11:00

Visitas Guiadas

Um Jardim para o Futuro

Projetado há 60 anos, o Jardim Gulbenkian veio revolucionar a ideia e o projeto de jardins em Portugal. O que representa, as ideias que defende e o papel ecológico que desempenha no contexto da Estrutura Verde Urbana foram fruto de uma abordagem inovadora e visionária o que o tornou, à época, num Jardim do Futuro, ou melhor, no Jardim do Futuro. Hoje, que somos aquele futuro, o Jardim Gulbenkian continua a surpreender-nos, uma vez que responde de forma assertiva às questões societais e ambientais que um mundo novo nos coloca.

No Dia Nacional dos Jardins vamos falar dos jardins do futuro com a arquiteta paisagista Aurora Carapinha através de uma visita guiada pelo Jardim Gulbenkian.


Orientador: Aurora Carapinha

Ponto de Encontro: entrada do Edifício Sede
Faixa Etária: maiores de 16
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Inscrição: entrada gratuita com levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 10 horas. (máximo de dois bilhetes por pessoa)

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.


25

11:00

Famílias

O Tanino – Impressão de Folhas em Tecido

O Jardim Gulbenkian é o feliz encontro entre a mestria de quem o projetou e as formas e cores naturais das espécies vegetais que lhe dão corpo, enquadrando os edifícios onde se vive e respira Arte.

Nesta atividade, vamos falar sobre o tanino presente nas plantas, com o qual é possível obter cores sombra sobre tecidos de fibras celulósicas e, através de um processo simples, descobriremos quais das plantas que nos rodeiam possuem esse princípio tintureiro. amos estampar estas folhas num tecido branco, recorrendo a uma técnica simples que fixa o tanino no tecido, e levaremos para casa roupa de Jardim!


Orientador: Dália Lourenço
Ponto de Encontro: entrada do Edifício Sede

Faixa Etária: maiores de 5
Lotação: 25 pessoas
Duração: 120 min

Inscrição: entrada gratuita com levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 10 horas. (máximo de dois bilhetes por pessoa).

* Os participantes devem trazer uma peça de roupa branca em algodão ou linho para tingir durante a atividade.