A edição piloto decorreu no dia 20 de maio de 2017 em formato de percurso e com uma equipa muito reduzida. Foram recebidas mais de 3.000 inscrições nas primeiras 48 horas para apenas 80 vagas.
As visitas aos dez jardins integrados na edição piloto do festival, contaram com o apoio de oito guias, ao longo de um percurso pedestre por diferentes zonas da cidade, começando na Graça, passando pela Mouraria, pelo Rossio, pela Avenida da Liberdade, Rua do Século, e culminando na Praça das Flores, no Príncipe Real. O festival terminou com uma festa de encerramento com DJ, na Praça das Flores, onde os participantes de diferentes grupos puderam partilhar as suas experiências e trocar ideias sobre a iniciativa.
O Jardins Abertos 2017 constituiu um momento de inegável partilha (sobretudo de espaços verdes privados), estimulando uma maior inclusão social e sentido de pertença no contexto urbano, fomentando o espírito comunitário em torno dos jardins, e assim o fortalecimento da ligação dos habitantes e dos visitantes com a cidade.