Quinta Urbana NÃM

Um modelo económico inspirado no mundo natural

Aberto no(s) dia(s):

17/18 24/25

10:00 — 17:00

Rua Amorim 11

* Visita acompanhada

Uma oportunidade única para descobrir por dentro a produção de cogumelos-ostra (Pleurotus sp.).

São pequenas ideias que mudam o mundo.

A Quinta Urbana NÃM é a primeira quinta urbana em Portugal que produz alimento a partir do desperdício de outra indústria, sustentada nos princípios da economia circular. Não se trata de uma quinta de vegetais. Aqui são produzidos cogumelos, os grandes aliados nos ecossistemas para decompor a matéria orgânica em matéria inorgânica, disponibilizando-a para as plantas.

Usando o que está disponível localmente – borras de café – são produzidos cogumelos usados para consumo humano. Como resultado da decomposição das borras nasce um fertilizante de qualidade, que poderá ser utilizado para a produção de plantas. Uma simulação das redes naturais de transformação da matéria, no centro da nossa capital.


Atividades relacionadas

18 25

14:00

Oficinas

Cogumelos da Nãm

c/ a Li

Há uma crescente consciência sobre o mundo à nossa volta e sobre nós. Somos parte do que comemos e uma alimentação saudável é uma alimentação variada, cheia de cores, sabores e texturas sempre ao sabor das estações. Uma oficina para partilhar ideias sobre alimentação enquanto se exploram formas de cozinhar os cogumelos Nãm produzidos em Lisboa, numa perspetiva de economia circular.

Orientada por: Liliana Escalhão

Esta atividade não requer inscrição.

18

21:00

Coleções Youtube Virtual

Perspetivas Verdes — Natan

na Quinta Urbana NÃM

Esta é uma coleção de vídeos com produção Jardins Abertos. Convidámos 4 representantes de diferentes frentes verdes: um arquiteto paisagista, um empreendedor na área da economia circular, uma especialista em horticultura biológica e um dos maiores produtores de plantas de Portugal, a darem-nos a conhecer o seu trabalho. Neste episódio conhecemos Natan, o idealizador do projeto Nãm, em que se utilizam borras de café desperdiçadas para produzir cogumelos. Uma conversa sobre economia circular e sobre os desafios associados a projetos sociais com estes contornos.

A edição virtual será composta por várias coleções de vídeos temáticos que serão disponibilizados ao longo dos dois fins de semana do festival através do nosso canal de YouTube.

Outros jardins próximos