Parque Florestal de Monsanto

A grande floresta plantada de Lisboa

20 27 maio

10:00 — 18:00

Centro de Interpretação de Monsanto, Estrada Barcal

* Visita livre

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

É quase impensável imaginar que, há cerca de 100 anos, quase toda a serra de Monsanto era um local despido de árvores. Iniciada a sua reflorestação nos anos 30 do séc. XX, o Parque Florestal de Monsanto ocupa agora cerca de 900 hectares de terreno.
A variedade de ambientes e espécies é grande, com vários percursos pedestres por onde se podem fazer excelentes caminhadas no meio das árvores ou descansar nos relvados do Anfiteatro Keil do Amaral.

Da vegetação arbórea que domina o parque, realçamos os ciprestes-do-buçaco (Cupressus lusitanica) e algumas espécies de Quercus: carvalho-português (Quercus faginea), sobreiro (Quercus suber) e a azinheira (Quercus rotundifolia).

Atividades relacionadas

20 27

11:00

Oficinas

Provar Monsanto, das Fragrâncias às Delícias

Na floresta que resultou de um projeto de arborização da Serra de Monsanto, no século passado, crescem ciprestes-do-buçaco, sobreiros e azinheiras. À sombra destes, uma profusão de plantas herbáceas espontâneas, algumas delas comestíveis, prontas a serem descobertas. Um workshop em torno do Centro de Interpretação de Monsanto (CIM) para reconhecer algumas dessas espécies, as suas curiosidades e algumas surpresas…

Orientador: equipa Centro Interpretação de Monsanto
Local: Parque Florestal de Monsanto
Ponto de Encontro: Centro Interpretação de Monsanto

Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.


20 27

16:30

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Espaço Biodiversidade

É quase impensável imaginar que, há cerca de 100 anos, quase toda a Serra de Monsanto era um local despido de árvores. Iniciada a sua reflorestação nos anos 30 do séc. XX, o Parque Florestal de Monsanto ocupa agora cerca de 900 hectares de terreno. É numa zona vedada de acesso restrito, percorrido por trilhos definidos e enquadrados por elementos naturais ou que mimetizam um ecossistema natural, que podemos encontrar o Espaço Biodiversidade. Um percurso guiado ao longo do qual será explorada a importância da conservação da natureza, o aumento da biodiversidade e a sustentabilidade ecológica e seus processos evolutivos e adaptativos.

Orientador: equipa Centro Interpretação de Monsanto
Local: Parque Florestal de Monsanto
Ponto de Encontro: Centro Interpretação de Monsanto

Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Inscrição: monsanto@cm-lisboa.pt

* Atividade não aconselhada a pessoas com mobilidade reduzida.


Outros jardins próximos