Parque Botânico do Monteiro-Mor

Uma memória preservada das antigas quintas de recreio do séc. XVIII

21 28 maio

10:00 — 18:00

Largo Júlio Castilho

* Visita livre

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Este é um jardim que está aberto diariamente e que pode ser visitado, mediante pagamento, fora da programação do festival.

Atualmente anexo aos Museus do Traje e do Teatro e da Dança, no Lumiar, foi durante a sua posse pelo Marquês de Angeja, no séc. XVIII, que ali se projetou o jardim botânico como complemento a um museu de História Natural. Considerando a proximidade do Marquês de Angeja e de Domenico Vandelli na corte portuguesa, é bem possível que o botânico italiano, responsável pela fundação do Jardim Botânico da Ajuda, tenha ajudado na conceção deste espaço.

Já no séc. XIX, a compra e a fusão de várias quintas pelo Duque de Palmela, veio aumentar este espaço, para os cerca de 11 hectares atuais. Eternizado na poesia de Almeida Garrett, é entre as “belezas desse parque, entre essas flores” que ainda podemos reconhecer a estrutura das quintas de recreio: jardim botânico, roseiral, pomar, prados, bosquetes e horta.

Emblemática no seu porte gigantesco e importância histórica, é no Parque Botânico do Monteiro-Mor que pode observar a primeira Araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla) a ser plantada em Portugal continental, em 1842.

Atividades relacionadas

21 28

15:00

Visitas Guiadas

À Descoberta da História do Jardim

Atualmente anexo aos Museus do Traje e do Teatro e da Dança, no Lumiar, o Parque ocupa cerca de 11 hectares, onde se reconhece a antiga estrutura das quintas de recreio: jardim botânico, roseiral, pomar, prados, bosquetes e horta. Com uma vegetação admirável, podemos aí encontrar a primeira Araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla) a ser plantada em Portugal continental, celebrando 180 anos neste parque. Uma visita pela mão de Rui Costa, arquiteto paisagista e responsável pelo Parque, para descobrir os elementos construtivos presentes, os aspetos que revelam a arte dos jardins em cada época, os proprietários e os mentores do jardim.

Orientador: arq. paisagista Rui Costa
Local: Parque Botânico do Monteiro-Mor

Faixa Etária: maiores de 12 anos
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Inscrição: se@mntraje.dgpc.pt


21 28

16:30

Oficinas

Sementes para Propagação de Herbáceas de Flor

Aberto ao público desde 1977, o Parque Botânico do Monteiro-Mor guarda memórias desde o século XVIII até ao presente, tanto nos elementos construídos quanto na vegetação que encerra. Um workshop para aprender a colher, tratar e conservar sementes de plantas herbáceas de flor, conhecidas por "flores de estação", e o modo de como as semear em viveiro.

Orientador: arq. paisagista Rui Costa
Local: Parque Botânico do Monteiro-Mor

Faixa Etária: maiores de 12 anos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Inscrição: se@mntraje.dgpc.pt


Outros jardins próximos