Jardim Massarelos House

A modernidade do espaço como valorização do passado

29/30 junho

10:00 — 18:00

Rua da Restauração 101

* Visita livre

* Acessibilidade reduzida

Não é permitida a entrada de animais.
As visitas aos jardins não requerem inscrição.
Este é um evento inteiramente gratuito.

O conjunto dos quatro belos edifícios do séc. XIX cuidadosamente reabilitados e conhecidos como Massarelos House estão localizados na ilustre Rua da Restauração, entre o rio Douro e os jardins do Palácio de Cristal e do Museu Romântico, num bairro tranquilo, afastado da confusão do centro histórico. Estes edifícios estão dispostos em redor de um pátio ajardinado, onde os visitantes podem usufruir de um jardim-terraço que, graças às sombras, fontes e tanque constituem o local perfeito para relaxar depois de um dia de passeio pela cidade.

Associando a modernidade ao caráter da arquitetura portuense, os apartamentos abrem-se para o jardim que respeita a estrutura original composta por três terraços que descem a encosta em direção ao rio. No nível inferior, abre-se uma lagoa em frente à saída da “mina de água”, um sistema tradicional de recolha de água nos pomares e jardins das quintas nesta parte da cidade do Porto, enquanto que no segundo terraço podemos desfrutar do aroma das árvores de citrinos e das folhas dos loureiros.

Encontrará na sua coleção botânica várias espécies, como o corniso-da-florida (Cornus florida), uma cicadácea mexicana (Dioon spinulosum) que faz lembrar uma palmeira e a compor a pérgula uma Podranea ricassoliana. Um local ideal para relaxar após uma visita à cidade, desfrutar do tanque, ler à sombra das árvores ou simplesmente contemplar a luz ou o canto dos pássaros.