Jardim do Palacete de São Bento

O jardim da Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal

Aberto no(s) dia(s):

18 25

10:00 — 17:00

Rua Imprensa à Estrela 4

* Visita livre sujeita a limite de lotação

Um jardim cuidado, vibrante e biodiverso, onde encontrará várias espécies, entre as quais jacarandás, dragoeiros, figueiras-da-austrália e alguns exemplares da curiosa palmeira-anã (Phoenix roebelenii).

Com uma área de cerca de dois hectares, o jardim integra um edifício oitocentista, o Palacete de São Bento, no qual se encontra instalada a Residência Oficial do Primeiro-Ministro. O jardim ocupa um dos terrenos que pertenciam ao antigo Convento de São Bento da Saúde (hoje Assembleia da República), cuja fundação remonta a 1598. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o Convento passou para a propriedade do Estado, o que traçou destinos separados para o edifício conventual e para os terrenos da cerca beneditina, que foram vendidos a particulares. Em 1999-2000, realizou-se uma profunda reabilitação do jardim, utilizado como complemento natural nas funções protocolares e de representação inerentes à Residência Oficial do Primeiro-Ministro.


Atividades relacionadas

18

10:00

Visitas Guiadas

O Jardim do Palacete de São Bento

c/ Teresa Câmara

Com uma área de cerca de dois hectares, o jardim ocupa um dos terrenos que pertenciam ao antigo Convento de São Bento da Saúde e cuja fundação remonta a 1598. Hoje, abraçado pela vegetação do jardim, encontrará o Palacete de São Bento, no qual se encontra instalada a Residência Oficial do Primeiro-Ministro. Um passeio pelas várias áreas deste jardim, onde descobrirá belas histórias e árvores monumentais, como uma figueira-australiana e vários dragoeiros.

Esta atividade não requer inscrição.

Outros jardins próximos