O MACAM, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, ocupa atualmente o espaço historicamente conhecido como Palácio dos Condes de Vila Franca – mais tarde, Condes da Ribeira Grande. Este espaço museológico abre à cidade a coleção de arte moderna e contemporânea que o colecionador Armando Martins iniciou em 1974 e continua a desenvolver. Para além disso, assume um conceito inovador, contando com um hotel, onde o privado se torna público e a arte recebe todos os visitantes em todos os sentidos, incluindo o sentido mais literal do termo.
No jardim, para além dos belíssimos elementos arquitetónicos do palácio setecentista, o visitante poderá encontrar uma fonte e um antigo poço, parte integrante de um sistema de recolha de água das chuvas, usado na rega deste espaço verde.
Neste jardim decorrem as seguintes atividades:
Famílias
Oficina de Construção de Terrários
Orientador: equipa MACAM
Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 18 pessoas
Duração: 150 min
Inscrições esgotadas.
O MACAM, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, está instalado num antigo palácio Lisboeta, o Palácio dos Condes de Vila Franca. Um espaço onde o privado se torna público, para receber e apresentar coleções permanentes e privadas, mas também para acolher os visitantes em todos os sentidos.
Nesta oficina para famílias, vamos criar um pequeno jardim! Ao ar livre, exploraremos os materiais e as técnicas de construção dos terrários, e com as mãos na terra e passo a passo, cada participante aprenderá a construir o seu próprio terrário: um miniecossistema vivo, onde cheiros, texturas e camadas se encontram para dar origem a pequenas paisagens repletas de vida.
Visitas Guiadas
Um Passeio pelo Jardim MACAM
Orientador: Sara Coelho e Ivo Meco
Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 90 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.
O MACAM, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, está instalado num antigo palácio Lisboeta, o Palácio dos Condes de Vila Franca – mais tarde Condes da Ribeira Grande, situado numa zona de casas nobres que corre paralela ao rio Tejo. Um espaço onde o privado se torna público, para receber e apresentar coleções permanentes e privadas, mas também para acolher os visitantes em todos os sentidos.
Uma visita guiada a duas vozes, sobre o encontro da arte com a natureza e um convite para desacelerar e conhecer melhor o jardim.
Famílias
Canto dos Pássaros
Orientador: Nuno Cintrão
Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.
O MACAM, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, está instalado num antigo palácio lisboeta, o Palácio dos Condes de Vila Franca. Um espaço onde o privado se torna público, para receber e apresentar coleções permanentes e privadas, mas também para acolher os visitantes em todos os sentidos.
Quantas vezes paramos para escutar as melodias trazidas pelo vento? Numa performance para ouvidos atentos, o músico e compositor Nuno Cintrão, através da guitarra e de objetos sonoros inesperados, inspira-se no canto dos pássaros para criar paisagens sonoras. Um convite a uma viagem que liberta as asas da imaginação.