O Efeito de Estufa propõe um programa interdisciplinar em que a arquitetura, a arte e a paisagem natural da cidade de Lisboa convergem à reflexão sobre os desafios ambientais do presente e à imaginação de novos modelos sustentáveis de vivência coletiva no futuro.
*A entrada na Estufa Fria de Lisboa é gratuita aos domingos, até às 14h. O espaço encerra à segunda-feira.


Natural Construído
Colectivo Warehouse
11 a 26 março
“Natural Construído” é um exercício de exploração da dicotomia latente neste lugar. Implantado sobre uma antiga pedreira, o espaço enche-se agora de raízes e organismos vivos os vazios do solo esventrado pela extração mineira. Hoje o ponto de equilíbrio entre a massa de matéria produzida pela humanidade e a totalidade da massa de matéria viva no planeta já resvalou irremediavelmente.
O Colectivo Warehouse trabalha nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do design ligadas a projetos sociais e culturais, com particular foco no espaço público e nos lugares de utilização comum. Acredita na cocriação como forma de criar comunidades mais resilientes e na autoconstrução como dinâmica de apropriação espacial e de empoderamento técnico e social nas pessoas envolvidas. Valoriza também a importância do processo, a horizontalidade, a partilha de experiências e recursos e as formas de aprendizagem não formais e não hierárquicas.

Gasoduto
Ricardo B. Marques
19 março
9:00–17:00
Criação: Ricardo B. Marques
Assistência, composição e sonoplastia: Miguel Serrão (com participação de Coro Normal)
Classificação etária: maiores de 6
Entrada gratuita até às 14 horas

Litania
Bruno Huca, Ivo Meco e Patrícia Andrade
26 março
10:00–19:00
“Litania” será um exercício sonoro, uma invocação através de paisagens de vozes e rumores naturais, uma chamada de atenção na forma de uma oração de árvores e nomes.
Criação: Bruno Huca, Ivo Meco e Patrícia Andrade
Classificação etária: maiores de 6
Entrada gratuita até às 14 horas